top of page
Buscar

Caso de Negócio para Inspirar: Cullen Eco-Friendly Packaging (Reino Unido)

PackTech Ventures - Newsletter #2 - Dezembro 2022



A Cullen é a única fabricante combinada de celulose moldada e embalagens de papelão ondulado da Europa, fornecendo mais de 1 bilhão de produtos ecológicos para mais de 34 países em todo o mundo. Sua história remonta a 100 anos, quando Robert Cullen e seus filhos estabeleceram uma empresa de fabricação de caixas em Glasgow, às margens do rio Clyde. Em 1921, Robert Cullen & Sons nasceu, e rapidamente se tornou o especialista local em embalagens de alta qualidade para marcas premium de uísque.


Em 1976, após décadas de crescimento constante, o proprietário da empresa, Robert Cullen, faleceu. A propriedade do negócio foi transferida para sua esposa e filhos, que continuaram gerenciando o negócio com os mesmos valores sobre os quais foi construído - a família. Em 1995, devido a um aumento constante na receita, Cullen mudou-se para um local especialmente construído em Anniesland, noroeste de Glasgow, onde a empresa opera hoje. A mudança foi motivada pelas possibilidades de expansão da empresa em crescimento.


Em 2001, Cullen comprou a “Universal Pulp Packaging”, entrando no mercado de celulose moldada. Porém, em 2003, em uma noite fria de dezembro, ocorreu um incêndio em um de seus armazéns de papelão ondulado. O incêndio destruiu dois armazéns, e levou quase 9 meses para ser reconstruído. Um dos piores momentos da história da Cullen. Então, em 2004, um projeto de prevenção de incêndio de última geração foi encomendado para salvaguardar o futuro do negócio.


Em 2007, a Cullen entrou no mercado de polpa médica, abastecendo os sistemas de saúde do Reino Unido, bem como instalações médicas em mais de 25 outros países em todo o mundo. Apesar da expansão de mercado, em 2009, ela foi salva do fechamento: Ronnie MacDonald, atual presidente, comprou a empresa Robert Cullen & Sons, salvando-a da falência e evitando a demissão dos seus 125 funcionários. Seu filho, David MacDonald, ingressou na empresa como diretor, e Allan Maitland tornou-se diretor administrativo. Sob a nova administração, em 2011, a Cullen Packaging atingiu um faturamento superior a £ 10 milhões pela primeira vez.


Com investimentos em novos equipamentos, em seguida, novo recorde de faturamento: em 2016, a empresa investiu em duas impressoras de alta qualidade, de 4 cores, de grande formato, para sua fábrica de papelão ondulado, proporcionando liderança de mercado na qualidade de impressão. Além disso, a empresa atingiu um faturamento de £ 15 milhões, com 150 funcionários. O negócio de polpa de celulose moldada continuou crescendo e, em 2017, foi construída uma extensão dessa unidade, adicionando um armazém de 1.900 metros quadrados para armazenamento de curto prazo, e um pátio de carregamento de 1.400 metros quadrados, com área de torneamento e escritório de expedição. Em 2018, uma nova linha de produção de polpa moldada (a 7ª) foi adicionada a esta instalação. Em 2019, sua mais recente máquina de celulose moldada iniciou a produção, usando Wet Pressing Technology para aumentar a capacidade de produção e melhorar a eficiência. Finalmente, em 2020, Cullen escolheu trabalhar com a Bobst para substituir seus coladores de pastas existentes pelo Expertfold 165 de última geração.


Dedicação, qualidade, diversificação, gestão, investimento e inovação: o “molho secreto” de 101 anos de história. A demanda por suas soluções sustentáveis continua crescendo e, no mês passado, a Cullen anunciou planos de expansão de £ 15 milhões para sua fábrica no Reino Unido, confirmando sua relevância para o mercado de embalagens.



Para mais informações sobre a Cullen Eco-Friendly Packaging, visite o site: https://www.cullen.co.uk/



Copyright © 2022, PackTech VenturesTM. Todos os direitos reservados.

bottom of page