top of page
Buscar

Startup do Mês: Apeel (EUA)

PackTech Ventures - Newsletter #3 - Janeiro 2023



E se você pudesse fazer com que frutas e vegetais permanecessem frescos por mais tempo, simplesmente adicionando uma etiqueta de proteção comestível, à base de plantas? Isso é o que a etiqueta Apeel faz. Fundada em 2012 por James Rogers em Goleta/CA, EUA, a Apeel é hoje considerada um unicórnio PackTech, tendo recebido investimentos de mais de USD 640 M. Entre seus principais investidores, temos a Fundação Bill & Melinda Gates, que acreditou na ideia inicial por trás da etiqueta, e premiou com USD 100 mil para James Rogers desenvolver o produto e iniciar o negócio.


Tudo começou com uma pergunta simples: “por que algumas frutas e vegetais duram mais do que outras?”. Cada planta na Terra tem uma casca que a protege. A camada superior da casca é chamada de cutícula, que mantém a umidade enquanto permite que a planta respire sem secar. Assim, aprender com a natureza ajudou a mimetizar o papel da camada de cutícula através da etiqueta: a Apeel protege os produtos frescos, formando uma fina “casca” comestível na superfície da fruta, semelhante à camada de cutícula da planta.


Apeel é composta inteiramente de monoglicerídeos e diglicerídeos purificados, compostos comestíveis que podem ser encontrados em uma variedade de alimentos. Eles são seguros para comer, conforme verificado por autoridades reguladoras em todo o mundo. Apeel diminui drasticamente a taxa de deterioração dos alimentos. Ao manter a umidade e reduzir a oxidação, ele suporta as habilidades naturais da planta para proteger contra o estresse ambiental.


Os resultados apresentados com abacates, limões, morangos, bananas e outros são visualmente impactantes, cumprindo efetivamente a promessa técnica. A empresa possui 58 patentes registradas, além de 29 marcas registradas, protegendo seus esforços científicos e comerciais.


Saiba mais sobre a Apeel visitando o site: https://www.apeel.com/


Copyright © 2023, PackTech VenturesTM. Todos os direitos reservados.

Comments


bottom of page